De 18 a 24 de maio, instituições de todo o país vão transmitir pelas redes debates e atividades seguindo o tema “Museus para Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Antes da pandemia do novo coronavírus estava tudo certo para um dos principais eventos culturais brasileiro receber o público nos museus e oferecer a eles uma imersão em arte. Porém, os planos mudaram por conta das recomendações da quarentena e para não gerar aglomeração.

Então, entrou em cena a tecnologia aliada à arte!

Prepare-se para curtir uma semana com muita programação cultural e artística diretamente do seu sofá. De 18 a 24 de maio acontece a 18ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, que acontecerá de forma virtual em diferentes instituições pelo Brasil, faz parte da celebração do Dia Internacional de Museus, comemorado na próxima segunda (18).

Anualmente, os museus do mundo todo se organizam na data para realizar atividades e eventos a partir de um tema comum, proposto pela ICOM. Neste ano, a proposta é “Museus para Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Em vista disso, o Ibram lançou o desafio aos museus brasileiros de apresentar obras de seus acervos que tragam representatividade e disseminem conhecimentos e soluções, “apoiando o desenvolvimento e as ações dos demais, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas aos seus públicos”, conforme nota divulgada pelo instituto.

Diferentes museus ao redor do Brasil participarão da semana com eventos virtuais.

Confira a programação de alguns deles e curta esse momento cultural sem sair de casa.

Em breve, tudo isso vai passar!