Em sua terceira edição, o projeto “Uma Noite no Museu” é sucesso no Museu do Ouro, abrindo as suas portas para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sabará, por meio da realização de visitas mediadas seguidas de dinâmicas educativas. As visitas são mensais e acontecem até o mês de dezembro.

Durante a visita, os alunos podem conferir as peças que mostram o processo e as diferentes técnicas de extração do metal até a sua fundição. Também é possível conferir os variados tipos de minérios encontrados na região, a prensa original para cunhagem do metal, cofres com reproduções de barras e lingotes de ouro entre diversos outros instrumentos utilizados na época.

Fazem parte da mostra do Museu, representações da vida cotidiana mineira, como costumes, crenças e artes populares que podem ser vistas através das esculturas, quadros, oratórios e estandartes usados nas procissões e festas dos antigos escravos. No pátio, estão preservados um relógio de sol e um engenho para a trituração do minério.

E você pode reviver aqui com a gente a visita que fizemos ao Museu do Ouro no nosso programa especial. É só apertar o play!