O Circuito Liberdade, localizado em Belo Horizonte/MG, mensalmente tem uma programação cultural para o público de todas as idades. Quem passar por lá vai poder conferir o painel “Civilização Mineira”, o maior de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 X 8,14 metros.

Em exposição permanente, a obra conta, agora, com ficha técnica em braile, além de peças multissensoriais que fazem parte dos recursos de mediação para pessoas com deficiência visual. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789).

Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 – 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

Que tal? A entrada é gratuita. A exposição permanente Painel Civilização Mineira, 1959 (Candido Portinari) está aberta das 10h às 21h de terça à sexta das 10h às 18h sábado, domingo e feriados.