A 13ª edição da Primavera dos museus começou no dia 23 e segue até o dia 29 de setembro. Com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a programação conta com atividades como debates, oficinas, ações educativas, saraus, exposições, exibições de filmes e mesas-redondas.

Em Recife, alguns museus e centros culturais já estão com a agenda cheia de atividades — muitas delas gratuitas — para receber o público.

Museu Cais do Sertão

Localizado no Bairro do Recife, no Centro, o museu recebe, das 14h às 16h desta terça-feira, 24, a apresentação da Confraria do Rosário, irmandade da cidade de Floresta que existe há mais de 200 anos e é formada por quilombolas. A programação no espaço também inclui ações educativas sobre a temática do sertão no contexto contemporâneo até quarta, dia 25, das 14h às 16h.

Instituto Ricardo Brennand

O espaço fica na Várzea, na Zona Oeste da cidade, e programou atividades como um festival com mágicos do Peru e da Espanha, encontro literário, e formação gratuita para profissionais de turismo. Entre outras ações, há a apresentação e leitura dos historiadores Marcelo Silveira e Ruth Gabino sobre obras das pinturas e postais do Porto do Recife.

Museu da Cidade do Recife

Até o dia 27, a ação educativa do projeto “Ligados no Ponto”, que transforma equipamentos turísticos em espaços pedagógicos, por meio de um conjunto de almanaques e atividades para estimular vivências didáticas nos museus, é uma das atrações da programação do museu localizado no Forte das Cinco Pontas.