Para comemorar os 466 anos de São Paulo, comemorados no dia 25 de janeiro, alguns museus estão com uma programação especial para os paulistanos e seus visitantes. Confira abaixo algumas atrações e programe-se:

Museu Ema Klabin

No dia 25 de janeiro, a partir das 14h30, o museu promoverá uma Caminhada Fotográfica pelo bairro do Jardim Europa. A ideia é que os participantes registrem características desse tradicional bairro paulistano pensando sua relação com o desenvolvimento da cidade. É necessário levar uma câmera que pode ser a do celular. São 35 vagas, e a inscrição gratuita está aberta no site.

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo. Telefone (11) 3897-3232.

Museu de Arte Sacra

Para celebrar o aniversário de São Paulo haverá uma visita temática ao Museu de Arte Sacra. Na sequência, os participantes colocarão a mão na massa para construir uma parede de pau-a-pique coletivamente. Essa técnica foi utilizada durante o período colonial para a construção de paredes internas do Mosteiro da luz, local que abriga o Museu.

Quando: Sábado (25/01) e Domingo (26/01)
Inscrições: Preencha o formulário disponível no link: https://cutt.ly/Erohwwj
Informações: educativo@museuartesacra.org.br

Atividade gratuita. Vagas limitadas. Livre para todos os públicos
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes

Museu do Ipiranga

O museu vai receber o “Tapume! Festival de Graffiti“, que reúne 35 grafiteiros com a missão de transformar em obra de arte os 219 metros de tapumes que protegem a fachada do novo Museu do Ipiranga.

O trabalho dos artistas vai poder ser acompanhado pelo público das 10h às 19h.

Preparamos um texto explicando mais informações sobre essa atividade.

MASP

Masp terá entrada gratuita no dia 25 com horário estendido, das 10h às 22h. Estão em cartaz por lá cinco exposições: Acervo em Transformação (2º andar), Gego: A Linha Emancipada (1º andar), Leonor Antunes: Vazios, Intervalos E Juntas (1º subsolo), Anna Bella Geiger: Brasil Nativo/Brasil Alienígena e Sala de Vídeo: Laure Prouvost (2º subsolo).

Também no Aniversário de São Paulo, o Masp participará do Paulista Cultural, evento que reúne instituições culturais localizadas na via. O Instituto Moreira Salles é uma delas. Por lá, será aberta a exposição Arquivo Peter Scheier, que traz fotos do fotógrafo alemão, que registrou a construção do Masp e de Brasília.

Ainda na programação do IMS, haverá as oficinas de fotografia Experimentações – As cores de São Paulo em goma bicromatada, voltada para adolescentes e adultos a partir de 16 anos, e Aniversário de São Paulo: A Cidade Na Latinha, com classificação etária de 6 anos. As inscrições de ambas devem ser feitas no próprio centro cultural, 1 hora antes do início das atividades.

Museu Afro Brasil

No próximo dia 25 de janeiro, às 11h, o Museu Afro Brasil promove a abertura da exposição “Heranças de um Brasil profundo”, que reúne mais de 500 objetos entre obras de arte e utensílios da cultura material indígena de raiz brasileira.

A mostra encerra a trilogia de exposições as quais a instituição vem se dedicando nos últimos anos ao iluminar as contribuições artísticas e culturais dos povos que deram origem ao Brasil. Trilogia está que teve início com “Africa Africans”, em 2015, e foi seguida por “Portugal, Portugueses – Arte Contemporânea”, em 2016.

Anote na agenda. A exposição está lindíssima!