O Museu Solar Monjardim, localizado em Vitória/ES, inaugurou a exposição “Uma Nova Música Antiga”, que exibe instrumentos musicais originais com quase 300 anos de idade, além de réplicas fiéis, que testemunham a história da música erudita no Brasil. A exposição fica em cartaz com entrada gratuita até o dia 31 de março.

Durante a visita, encontraremos na exposição um violino de 1820 que pertenceu a família da Princesa Isabel e um cravo em cuja tampa está pintada uma cena da Baía de Vitória no século XVIII.

Esta exposição é uma parceria do museu com o grupo A Trupe Barroca, um conjunto musical capixaba dedicado à pesquisa e execução de música antiga (interpretação historicamente orientada), através do uso de técnicas e instrumentos próprios da época, com destaque para os séculos XVII e XVIII, período em que a arte musical floresceu na Europa a partir das obras de alguns dos maiores compositores da história, como Vivaldi, Bach, Händel, Haydn e Mozart.

O Museu Solar Monjardim fica na Av. Paulino Müller, Jucutuquara, em Vitória (ES), e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h (exceto no período do Carnaval).