O Museu Oscar Niemeyer (MON) conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O programa premiado foi o Arte para Maiores, destinado a pessoas com idade superior a 60 anos com a proposta de aproximar esse público das artes visuais, em encontros mensais e gratuitos.

Além da premiação, o programa registrou um aumento recorde de público neste ano. Em 2019, o número de participantes teve um acréscimo de 150% em relação ao ano passado.

É a segunda vez que esse programa é premiado pelo Ibram. Em 2014, recebeu o Prêmio Modernização de Museus.

Resultados como esses comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao Museu e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos.

“O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

O Prêmio Darcy Ribeiro seleciona os dez melhores projetos desenvolvidos no ano por instituições museológicas que contemplam práticas de educação não formal. Tais projetos têm como objetivo a convergência entre cultura, arte e educação, de modo a contribuir na ampliação do acesso às manifestações culturais e ao patrimônio cultural brasileiro.

Close