O Museu Emilio Goeldi, no Pará, dá as boas-vindas ao projeto “Replicando o passado: socialização do acervo arqueológico do Museu Goeldi através do artesanato cerâmico de Icoaraci”.

O objetivo é divulgar o acervo do museu e ao mesmo tempo potencializar o artesanato cerâmico da comunidade oleira de Icoaraci, com inspiração nos estilos arqueológicos da Amazônia, agregando valor cultural aos produtos artesanais com base no conhecimento arqueológico produzido pelo Museu Goeldi.

Diversas atividades estão sendo programadas, entre elas a visitas ao acervo arqueológico do Museu Goeldi pelos ceramistas, a escolha conjunta das peças a serem replicadas e a troca de conhecimento sobre os contextos arqueológicos entre todos os envolvidos.

Ao final desse processo de formação, serão produzidas peças para a venda em lojas de museus, incluindo a do Museu Goeldi, assim como em outros pontos de comercialização de artesanato regional e nacional.