Foto: Helio Nobre/Divulgação

O Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) iniciaram neste mês de maio, a terceira maratona de edição de artigos sobre o acervo da instituição, desta vez com o tema São Paulo Fotográfica.

Os participantes da maratona vão editar artigos sobre o acervo fotográfico do Museu, com foco nas obras de Werner Haberkorn, Guilherme Gaensly e Militão Augusto de Azevedo. Os três retratam a cidade de São Paulo em períodos de expansão e urbanização, principalmente da região central, mas em diferentes recortes históricos.

Azevedo, por exemplo, fez um álbum comparativo, fotografando sob a mesma perspectiva a paisagem da cidade em 1862 e 1887. Já Gaensly retrata a cidade na virada para o século XX, e Haberkorn concentra sua produção nas décadas de 1940 e 1950. Confira a agenda completa no final da matéria.

O evento faz parte de um projeto mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. A expectativa é que dezenas de milhões de pessoas tenham acesso a imagens e textos relacionados ao acervo do Museu durante todo o ano por meio da parceria realizada com o Wiki Movimento Brasil, a partir de práticas de difusão digital colaborativas.

A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia.

Fonte: Museu do Ipiranga