Inaugurado em 12 de abril de 1954, o Museu do Diamante ocupa um dos prédios de maior significado histórico e arquitetônico para a cidade de Diamantina. Construído em 1749, foi residência do Inconfidente Padre José de Oliveira e Silva Rolim, natural do Antigo Arraial do Tijuco e um dos principais implicados na chamada Conjuração Mineira de 1789.

Reúne arte sacra, mobiliário, armaria, transporte, indumentária, tecelagem, mineração e outros objetos. Destacam-se, neste acervo, as balanças de pesagem de ouro e diamante e os oratórios característicos da região. O acervo fotográfico é composto de fotografias de personalidades de Diamantina, ruas, casas e monumentos da cidade, e sobre mineração e garimpo na região.

Convidamos você a conferir este episódio especial mostrando a história, a cultura e a arquitetura deste importante espaço das artes na região mineira.

Exposição

Nascido no Tijuco em 1747, o Padre Rolim veio a ser representado pela historiografia enquanto um personagem bastante controverso: com fama de mulherengo e de contrabandista de diamantes, envolveu-se na Conjuração Mineira e foi condenado ao exílio em Portugal, onde esteve encarcerado no Mosteiro de São Bento da Saúde, em Lisboa.

Além disso, o Padre Rolim nasceu no casarão onde hoje está instalado o Museu do Diamante/Ibram, que foi confiscado e leiloado pela Coroa portuguesa quando de sua condenação por “crime de inconfidência”.

O Museu do Diamante convidou diversos artistas diamantinenses a criar sua própria representação do Padre Rolim. Com isso, busca-se instigar na memória coletiva local a curiosidade e o interesse por essa figura tão singular, em torno da qual pairam tantas lendas e mitos. Conhecendo um pouco mais da história e das narrativas criadas em torno do Padre Rolim, também o visitante será convidado a elaborar suas próprias representações em torno do personagem e da casa onde ele nasceu e viveu.

Abertura: 17/04/2019, às 19h.
Em cartaz até 10/05/2019 – Terça a sábado, das 10h às 17h, domingo, das 9h às 13h.
Na Galeria Padre Rolim – Museu do Diamante – Rua Direita, 14 – centro – Diamantina/MG
Entrada Gratuita.