O Museu do Diamante apresenta até o dia 28 de setembro a exposição “Bonecas que contam histórias”.

Por meio de bonecas que representam o cotidiano e a religiosidade de matriz afrodescendente (orixás), a mostra retrata a história das Abayomi, um povo que mesmo aprisionado/escravizado traz em si a resistência somada às suas crenças e valores, levando ao público uma reflexão histórica.

As bonecas são produzidas sem rosto e os corpos não são padronizados para manter a característica das Abayomi, que eram feitas da barra das roupas das africanas trazidas como escravas.

Os autores da mostra, Calebe Silva Ribeiro e Mariana Miranda, motivados por essa característica de luta em prol da resistência contra a violência de gênero, contra o racismo e contra a intolerância religiosa desenvolveram a exposição.

O Museu do Diamante está localizado na cidade mineira de Diamantina, na R. Direita, 14 – Centro. Está aberto de terça a domingo.