Entre os dias 12 e 15 de março de 2019 o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, terá uma programação especial para a Semana das Mulheres, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

12 de março:
Representatividade de mulheres cientistas importa. E a Internet é também um espaço que elas merecem ocupar. Nesta mesa-redonda, a importância de garantir mais visibilidade ao trabalho científico das mulheres e reconhecer suas conquistas entra em foco com a discussão da representatividade delas em citações científicas e na internet, além de outros temas na relação gênero e ciência. O evento acontece no dia 12 de março, a partir das 16h.

13 de março:
Será realizada a edição do Ciência às Seis e Meia com um painel temático com convidadas debatendo o papel das mulheres nas carreiras científicas.

A relação (por vezes conturbada) entre gênero e produção científica é o tema principal desta programação. No painel, as convidadas conversarão sobre conquistas e obstáculos para mulheres nas carreiras científicas. Apesar de produzirem metade da ciência feita no Brasil, elas ainda são minoria em cargos de liderança em laboratórios, institutos de pesquisa e reitorias de universidades.

14 de março:
No dia 14 de março, a morte da vereadora Marielle Franco completa um ano. Motivados pela importância dessa data, o Museu propôs um dia de atividades envolvendo o público infantil, adolescentes, população em situação de rua e todos que tiverem interesse.

Atividades, conversas e práticas educativas abordam o tema no Museu do Amanhã fazendo conexão com as pautas defendidas por Marielle.

15 de março:
O Programa Amigos do Amanhã – NOZ, em parceria com a Livraria da Travessa, preparou um debate sobre Mulheres no Esporte. A mesa contará com a presença de Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol de São Paulo e de Jackie Silva, ex-jogadora e pioneira no vôlei de praia feminino.

16 de março:
Das 10h30 às 15h o público poderá conferir uma agenda especial debate e filme.

A programação ainda se estende por toda a semana. Confira aqui.