Neste mês de junho, o Museu das Bandeiras preparou uma programação especial de palestras gratuitas para os seus visitantes, com a presença de convidados da área cultural.

Abaixo, veja a agenda e programe-se:

Dia 5: Palestra com o arquiteto alemão Ralf Gesatzky com o tema “Pesquisas sobre o sistema construtivo da casa de câmara e cadeia de Goiás”, que vai falar sobre as restaurações que fez ao longo de anos na Alemanha e sobres seu trabalho que escreveu sobre a edificação arquitetônica do Museu das Bandeiras, objeto de sua tese.

Dias 8 e 9: Com o tema, Plano Museológico, o diretor dos Museus Ibram em Goiás, Tony Boita, realizará o III módulo do Programa de Formação do Museu das Bandeiras. A atividade vai refletir de forma participativa esta importante ferramenta de gestão de museus, com a comunidade local e equipe de colaboradores.

Dias 15 e 16: A museóloga Michele Martins ministrará o IV Módulo do Programa de Formação do Museu das Bandeiras. Com o tema Comunicação Museológica, será debatido sobre a concepção, a pré-produção e a montagem de uma exposição visando a comunicação com a sociedade. Para isso, serão utilizados elementos expositivos, como: iluminação, ambientação, cenografia, sonorização, design ou suportes museográficos como vitrines, textos, legendas e etiquetas.

Dias 28, 29 e 30: será realizado o V módulo que terá como tema Educação Museal. Nele, será abordado o Programa Educativo Cultural, ferramenta que permite projetar, executar, avaliar e aprimorar as ações educativas e culturais. No dia 28 será realizada uma palestra aberta ao público apresentando a ferramenta.

Os demais dias serão voltados para atividades internas colaborativas, momento em que toda a equipe e colaboradores dos demais museus Ibram em Goiás poderão dar suas contribuições para o desenvolvimento do Programa Educativo e Cultural.

Sobre essa agenda de eventos

O Programa de Formação Muban 70 anos vem promovendo diversos cursos e capacitações para a comunidade e sua equipe de colaboradores. Tem como objetivo aproximar, capacitar e difundir o trabalho realizado internamente pela equipe dos Museus Ibram em Goiás.