O Museu da Inconfidência terminou o ano de 2018 com chave de ouro abrindo ao público a exposição “A arte figurativa de Tunico dos Telhados”, que retrata as obras do pintor ouropretano Antônio Marcos de Paula, mais conhecido como Tunico de Ouro Preto ou Tunico dos Telhados. A mostra fica em cartaz até 10 de fevereiro.

São vinte obras em acrílica sobre tela que apresentam o olhar do artista também sobre as antigas sacadas das fachadas coloniais, do casario e igrejas de Ouro Preto. São apresentados ainda elementos construtivos da arquitetura colonial pertencentes ao acervo do museu e colecionadores com o objetivo de reproduzir parte da fachada do casario colonial típico de da cidade.

Tunico começou a pintar na infância e adotou os telhados do casario da cidade histórica mineira como principal temática de seu trabalho. O artista mineiro trabalha a arte figurativa em uma visão peculiar sobre os telhados dos casarios de Ouro Preto. Tunico busca inspiração na arquitetura colonial e no estilo barroco típico da Vila Rica do século XVIII, sendo marcante a influência da obra literária “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

“A arte figurativa de Tunico dos Telhados” poderá ser visitada até 10 de fevereiro de 2019. O Museu da Inconfidência funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.