Entre as exposições permanentes presentes no Museu Paranaense, destaque para “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, instalada no térreo fazendo um primeiro convite para o visitante conhecer tudo o que o local oferece.

Cerca de 600 objetos, entre moedas, cédulas, medalhas, condecorações, fichas, jetons e outros itens relacionados, fazem o visitante conhecer parte do acervo de numismática do Museu Paranaense, originado, principalmente, das coleções David Carneiro, Vladimir Kozák, Julio Moreira, Erasmo Pilotto e Banestado.

Além de cédulas e moedas de vários países e épocas diferentes, estão expostas medalhas do Brasil e do estrangeiro, com várias cunhadas no Paraná. Há também vitrines especiais em homenagem a Julio Moreira, diretor do Museu Paranaense nos anos 1960; a Dom Pedro II; a José Peon, artista na cunhagem de medalhas no Paraná; e ao Banestado, cujo acervo foi incorporado ao Museu Paranaense.

Há um destaque para diversas condecorações especiais do Império Brasileiro, de Portugal, Turquia, China e de outros países.

MUSEU PARANAENSE
Rua Kellers, 289 – São Francisco – 80410-100 – Curitiba – Paraná
Fone: 41 33043300
www.museuparanaense.pr.gov.br
HORÁRIO DE VISITAÇÃO
De terça a sexta-feira das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.