O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público para conferir a segunda edição da exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”, muito mais didática e intuitiva, organizada por núcleos de regiões e civilizações.

A principal diferença entre as duas montagens da exposição é que essa segunda edição apresenta uma seleção regional e temática e que o conceito utilizado para o atual recorte transforma a segunda edição numa nova exposição.

A temática da primeira montagem era mais diversificada. A opção agora foi dividir em núcleos, o que permite focar em determinadas áreas geográficas ou civilizações e ter uma leitura mais harmônica. O núcleo islâmico, que compreende peças da Índia, Paquistão e Afeganistão, está concentrado numa única vitrine. Outros núcleos apresentados separadamente são o chinês, o japonês e o indiano, além de uma vitrine dedicada à Ásia Central e ao planalto tibetano.

A exposição apresenta vários novos destaques. Um deles é o recipiente para pincéis (Bitong) da Dinastia Ming (1368-1644). Outro ponto alto da nova edição é a cama com dossel feita com madeira jacarandá, do século 18, da região de Hyderabad, na Índia. Na cabeceira da cama tem a representação da árvore da vida, que é um símbolo muçulmano muito forte, e o lado oposto é inspirado nos bilros portugueses.

Serviço:
Ásia: a terra, os homens, os deuses

Aberta ao público a partir de 20 de fevereiro

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba/Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas