O quadro “A Primeira Missa no Brasil”, importante obra de Candido Portinari, ganha destaque na parede da Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, do Museu Nacional de Belas Artes, a partir de setembro.

A obras representa a primeira missa realizada no Brasil e foi encomendada por Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra (1890 – 1956), 5º Barão de Saavedra, para decorar a sobreloja da sede do então Banco Boavista, no Rio de Janeiro.

Portinari expôs a obra pela primeira vez em abril de 1948, no famoso Teatro Solis, da capital uruguaia, onde ficou no período de seu exílio. O quadro mede 217 x 501 cm.

A obra foi comprada pelo Instituto Brasileiro de Museus por R$ 5 milhões em 2012 e transferida para o acervo do Museu Nacional de Belas Artes.

Programe-se! O Museu Nacional de Belas Arte está localizado na Av. Rio Branco, 199 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.