O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro/RJ, dá as boas-vindas à exposição O carnaval das Crianças e outros carnavais no MNBA, que celebra os cem anos da criação do bailado de carnaval das crianças pelo maestro Heitor Villa-Lobos. O público pode conferir a mostra até o dia 29 de junho.

Cerca de 50 obras sobre a representação do carnaval no acervo do Museu Nacional de Belas Artes estão expostas ao público. A mostra exibe os estudos de figurino elaborados por Di Cavalcanti para o Carnaval das Crianças que integram a coleção de Desenho Brasileiro do MNBA.

A mostra O Carnaval das Crianças tem como fio condutor a atuação do carnaval em diferentes épocas. O primeiro núcleo retrata o Carnaval no Rio de Janeiro, o segundo núcleo apresenta os desenhos feitos por Di Cavalcanti, a convite de Villa-Lobos, para os figurinos do bailado do carnaval das crianças. Por fim, a infância no Brasil no início do século XX.

A exposição conta com trabalhos de artistas como Di Cavalcanti, Tomás Santa Rosa, Tereza Miranda, entre outros, pertencentes ao acervo do MNBA, além de obras da coleção do Museu Villa-Lobos e uma pintura do acervo do colecionador Eduardo Cavalcanti.

O carnaval das Crianças e outros carnavais no MNBA fica em cartaz até 29 de junho de 2019, na Sala Clarival Valadares, do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro/RJ.