Na Semana Mundial do Meio Ambiente convidamos você a assistir junto com a gente quatro episódios especiais que mostram museus localizados em um local privilegiado, no meio da natureza.

SÍTIO ROBERTO BURLE MARX

O Sítio Roberto Burle Marx é um verdadeiro oásis localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, em Guaratiba. São mais de 400 mil m2, onde estão reunidas uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo.

A belíssima propriedade foi adquirida em 1949 por Burle Marx e seu irmão, Siegfried. O local passou por reforma e, em 1973, o paisagista foi morar definitivamente lá levando consigo uma coleção de plantas que ele iniciou ainda na infância, aos 6 anos de idade.

CASA DOS POVOS DA FLORESTA
Inaugurada em 2003, a Casa dos Povos da Floresta imita uma maloca indígena e retrata a história de ribeirinhos, seringueiros e índios. Está localizada dentro do Parque da Maternidade — ponto turístico de Rio Branco, no Acre.

Com o intuito de valorizar e guardar toda essa história é que surgiu a proposta de criação da Casa, a fim de que cada vez mais os acrianos pudessem ter conhecimento da sua história, orgulhando-se do seu passado, preservando para o futuro.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC de Niterói foi inaugurado em 1996 e tornou-se um dos cartões-postais da cidade.

Está localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, com sua fachada futurística possibilita que o visitante desfrute de uma vista panorâmica tanto para dentro do museu como para a bela paisagem de fora da orla de Niterói. Um contato indescritível entre cultura, arquitetura e natureza.

INSTITUTO INHOTIM
Os jardins do Instituto é um espetáculo à parte, onde estão instaladas obras de consagrados artistas da contemporaneidade, são reconhecidos pela sua beleza singular e pela disposição paisagística do seu acervo botânico.

Nesse contexto de rara beleza, são realizados estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas, ações de educação ambiental e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade.

Confira outros museus especiais da série Conhecendo Museus!