Até o dia 31 de janeiro de 2018 quem visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins vai poder conferir a exposição 3D: imprimindo o futuro. A mostra apresenta como a tecnologia de impressão tridimensional vem provocando uma explosão de criatividade e inovação em avanços nas ciências, nas artes, na indústria, na medicina, na engenharia e em diversas outras áreas.

São mais de 100 peças impressas a partir de pesquisas e ideias desenvolvidas por instituições brasileiras de ponta, e exibe vídeos para que os visitantes conheçam, além do processo de criação de diversos modelos tridimensionais, a opinião de cientistas, empresários e criadores sobre as muitas aplicações atuais dessa técnica e seus potenciais usos no futuro.

A exposição 3D: Imprimindo o Futuro une inovação e criatividade, permitindo com que os visitantes conheçam de perto o funcionamento das impressoras tridimensionais e tenham a possibilidade de criar seus próprios objetos.

Resultado de uma parceria firmada entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Science Museum de Londres, a exposição já foi apresentada com sucesso na capital inglesa e na cidade de Manchester, também na Inglaterra. Participam da mostra o Instituto Nacional de Tecnologia, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Museu Nacional, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) e a plataforma Cammada.

A mostra ficará em cartaz até 31 de janeiro de 2018 no Museu de Astronomia e Ciências Afins, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.