Até o dia 17 de novembro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) apresenta ao público, a exposição “História das mulheres: artistas até 1900”, e recebe a colaboração do Museu Histórico Nacional.

A mostra tem o objetivo de reposicionar obras de artistas que trabalharam até o fim do século 19 e discutir a diferença de valor entre o universo masculino e o feminino e também entre arte e artesanato. São 60 pinturas, 2 desenhos e 34 tecidos de diferentes épocas e origens, e apresenta perspectivas mais amplas e mais plurais. Embora não se conheça o nome das artistas têxteis, todas as peças expostas foram produzidas por mulheres.

O Museu Histórico Nacional participa da exposição com o óleo sobre tela “Soldado do Primeiro Batalhão de Infantaria do Exército”, pintado por Maria Emília Campos em 1895. De acordo com o Museu, pouco se sabe sobre a tela e a sua autora, entretanto a unidade museológica possui outros trabalhos da artista no acervo. Ambos realizados no ano de 1895 retratam soldados fardados no período republicano.

O MASP está localizado na Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP.

Fonte: museus.gov.br