“Pardo é Papel” é o nome da nova exposição que o Museu de Arte do Rio e o Instituto Odeon apresentam, a partir do dia 26 de novembro, ao público. O evento de abertura terá entrada gratuita e contará ainda com performance musical dos rappers BK’ e Baco Exu do Blues nos pilotis, às 20h.

O jovem pintor carioca Maxwell Alexandre, morador da Rocinha, elabora uma reflexão sobre uma cor, fato mais do que recorrente na história da arte, que vê na forma e na cor elementos de sua própria linguagem. Porém, aqui, o pardo é ressignificado pelo artista, nos levando a outras direções.

O início de ‘Pardo é Papel’ remete a maio de 2017, quando o artista pintou alguns autorretratos em folhas de papel pardo perdidas no ateliê. Nesse processo, além da sedução estética potente, ele percebeu o ato político e conceitual que está articulando ao pintar corpos negros sobre papel pardo, uma vez que a “cor” parda foi usada durante muito tempo para velar a negritude.

Ao trazer essa itinerância, um museu como o MAR ratifica os modos, sensações e lugares com os quais nos interessa dialogar: a escola, a diversão, o museu, a laje, a sala familiar, a rua, a igreja. Tudo isso se apresenta nas pinturas do artista.

PARDO É PAPEL
De 26 de novembro de 2019 a março de 2020
Visitação de terça a domingo, de 10h às 18h (entrada até 17h).
Ingressos: R$ 20 (inteira e ingresso família aos domingos) e R$ 10 (meia entrada)
Entrada gratuita às terças-feiras.
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro/RJ