Duas novas exposições estão abertas para visitação no MAC. “Riposatevi”, do arquiteto e urbanista Lucio Costa, foi remontada no salão principal do museu, e “Televisão”, do artista Luiz Roque, pode ser vista no mezanino. Em comum, além de estarem estreando no estado do Rio, as mostras, em cartaz até 17 de março, contam com a curadoria de Pablo León de La Barra e Raphael Fonseca.

“Riposatevi” é uma remontagem da instalação que o arquiteto e urbanista Lucio Costa executou na Trienal de Milão de Arquitetura, em 1964, quando o Brasil participou pela primeira vez.

A instalação, aberta após o golpe militar de 1964 e quatro anos depois de Brasília ser inaugurada, ocupou o local com 14 redes de dormir com cores diferentes e varandas brancas, violões espalhados, plantas e o público era convidado a usufruir e participar ativamente da obra. Deitar, dormir, tocar o instrumento e contemplar o espaço. Na parede, fotos de dois “Brasis”: um Brasil da construção de Brasília, inaugurada 4 anos antes, e outro Brasil da praia de Aquiraz, no Ceará, retratando pessoas que trabalhavam com barco à vela. A intenção era propor o diálogo entre um povo associado ao artesanato que também constrói uma capital moderna em 3 anos.

No MAC, como o espaço é bem maior do que em Milão, a mostra conta com 28 redes, além dos violões e plantas. Inclui também as fotografias, pela primeira vez desde a exposição original de “Riposatevi”.

Além de sua importância artística, a remontagem também é uma importante homenagem a Lúcio Costa. O prédio do MAC foi desenhado por Oscar Niemeyer, seu parceiro na elaboração do plano piloto de Brasília.

Riposatevi
Data: de 15 de dezembro de 2018 a 17 de março de 2019, terça a domingo
Horário: das 10h às 18h
Ingresso: R$10 (a inteira). Niteroienses, moradores e visitantes de bicicleta têm gratuidade.
Classificação indicativa: Livre
Museu de Arte Contemporânea de Niterói