A pintura Independência ou Morte, também conhecida como Grito do Ipiranga, é a obra artística mais conhecida no Brasil, e que representa a proclamação da Independência do Brasil.

O artista Pedro Américo terminou de pintar o quadro em 1888 em Florença, na Itália (66 anos após a independência ser proclamada). Foi a Família Real que encomendou a obra, pois ela investia na construção do Museu do Ipiranga (atual Museu Paulista). A ideia da obra era ressaltar o poder monárquico do recém-instaurado império.A tela foi encomendada pela família real para registrar o momento da independência do Brasil ou Grito do Ipiranga.

A obra é visitada anualmente por 350 mil pessoas, de acordo com informações do Museu do Ipiranga. Atualmente, ele encontra-se fechado para reformas, mas você pode ver aqui galeria de fotos com os principais destaques do acervo e também acompanhar o episódio especial que fizemos no Museu do Ipiranga (Museu Paulista), em São Paulo/SP.