Com o objetivo de promover e democratizar o acesso aos acervos de importantes museus brasileiros, o Ibram lançou mais duas instituições na plataforma online, além de disponibilizar acervos riquíssimos de outros, possibilitando uma maior interação do público com o patrimônio ali preservado.

O Museu das Missões, no Rio Grande do Sul e o Museus Ibram Goiás ganharam um site com todas as informações necessárias, e também foram disponibilizadas online 92 peças sacras do acervo do Museu das Missões e 361 objetos do acervo do Museus das Bandeiras (GO).

Para se ter uma ideia, o acervo do Museu das Missões abriga uma das mais importantes coleções públicas de esculturas sacras missioneiras em madeira policromada da América do Sul e uma das coleções mais importantes nesse gênero. São oitenta e cinco esculturas sacras de tamanhos que variam entre dezessete centímetros e dois metros de altura. O acervo é formado também por artefatos de metais como sinos e bigorna e demais esculturas religiosas em arenito, somando um total de 92 objetos museológicos.

Já o acervo museológico do Museu das Bandeiras é composto por objetos da presença indígena, africana e portuguesa em Goiás. O acervo inclui objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos e utensílios domésticos. Majoritariamente, as principais matérias primas destes objetos são tecido, madeira, metal, pedra, cerâmica, madeira policromada, papel e couro. Esse conjunto de documentos representa uma das fontes de informação mais importantes sobre a administração pública da região Centro-Oeste durante o período colonial, imperial e republicano.

Agora é só você acessar e visitar, a hora que você quiser, a riqueza de acervo desses dois museus, sem sair de casa.

Mas nada impede de dar uma passadinha por lá neh?! \o/

Fonte: museus.gov.br