Confira as principais atrações para curtir a semana e o dia das crianças com atividades especiais.

Museu da Cidade do Recife

O Museu da Cidade do Recife está com programação em comemoração ao Dia das Crianças. Uma oficina gratuita de “pintura gigante” será promovida das 14h às 16h, neste sábado (12). Crianças de todas as idades e seus pais estão convidados a usar a criatividade e dividir os pincéis. A oficina será ministrada pelo arte-educador Emerson Pontes.

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 16h.
Entrada gratuita.

Museu da Abolição

No próximo sábado, Dia das Crianças (12), às 13h, no Museu da Abolição, em Recife, vai rolar o Aguerézinho – O Festejo dos Contos, um evento que convida as crianças a desbravar o universo das tradições afro-brasileiras com muito protagonismo.

Esse ano com o tema: “Estórias no Colo das IYABÁS”, o evento reverencia a presença feminina nas tradições orais afro-brasileiras e na literatura infantil. O evento é idealizado pelo @cacandoestoria, em parceria com o Museu da Abolição.

Vai ser um evento com uma programação incrível, que contará com diversas presenças especiais, contação de história, yoga, turbantes, capoeira, brincadeiras, diversão e muita música. Participe, é GRATUITO!

Museu do Futebol

O Museu do Futebol oferece uma série de atividades gratuitas para as famílias curtirem juntas o Dia das Crianças: de feira gastronômica com comidas de estádio a uma edição especial de troca de figurinhas, a programação oferece várias oportunidades de aproveitar a data com brincadeiras e cultura.

Na área externa, haverá atividades recreativas como ping-pong, futebol de botão, pebolim, arco e flecha e oficinas de futmesa, tanto no sábado quanto no domingo. Dentro do Museu, acontecem visitas educativas incluindo passeio pelo Estádio do Pacaembu, tanto no sábado quanto no domingo, além de visita educativa à exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, apenas no sábado

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP
Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)
R$ 15 | Meia entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras

Museu Amazônico

A agenda teve início no início do mês e será encerrada no próximo sábado (12), com um dia inteiro de atividades voltadas ao público infantil e enfoque na popularização da ciência. Todas as atividades são gratuitas. As atividades do dia 12 de outubro serão realizadas no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro) e no Largo São Sebastião, também no Centro.

No Palacete Provincial, a programação será das 9h às 12h, e inclui atividades lúdicas com crianças sobre os fenômenos da ciência, jogo de memória (5 a 7 anos), trilha ecológica (8 a 12 anos), ‘Cineminha no Museu’ e visitação aos museus do Palacete: Imagem do Som, Pinacoteca, Sala de Arqueologia, Exposição Esculturas do Mundo, Museu Tiradentes e Museu Numismática.

Das 16h às 20h, será a vez de conferir a exposição ‘De olho no céu’, no Largo São Sebastião, que apresenta desenhos de crianças de 4 a 6 anos sobre o que elas sabem a respeito dos astros celestes e é resultado de uma pesquisa científica de Alexandra Nascimento de Andrade.

E, das 18h às 20h, o clube de astronomia irá proporcionar, mediante telescópios, um momento de observação do céu, uma atividade aberta a toda a família, crianças e pais.

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Quem ficar no Rio de Janeiro neste feriado de 12 de outubro, não pode deixar de trazer a família para curtir o Dia das Crianças no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São várias atrações gratuitas no sábado e no domingo para entreter os pequenos com atividades lúdicas de divulgação científica. No sábado, as portas serão abertas ao público a partir das 14h.

Museu de Astronomia e Ciências Afins  MAST. Mais informações em www.mast.br/museu
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229.

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá diversas atividades voltadas ao público infantil nos dias 9, 12 e 13. A programação especial é em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, e tem como objetivo fortalecer a relação do Museu com esse público.

As atividades direcionadas especialmente ao público infantil também irão acontecer na quarta-feira (09) e no domingo (13). Nesses dois dias, das 11h às 17h, haverá oficina livre de “Produção de Bonecos” com a equipe do Setor Educativo do MON. As atividades, que vão desenvolver esculturas com papel e materiais reciclados, serão realizadas no Subsolo. Às 16h30, haverá visita mediada à exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, que apresenta uma coleção inédita de bonecos japoneses.

Neste sábado (12) haverá diversas atividades no Salão de Eventos, localizado no vão livre do MON. Das 11h às 17h, estão programadas duas oficinas: de desenho, recorte e colagem e também de confecção de carimbos.