“Sueño de la razón”

A exposição “Sueño de la Razón” ocupa o Museu da Cultura Cearense exibindo obras das oito edições já lançadas da revista homônima à mostra, que há dez anos publica as colaborativas pesquisas de difusão e valorização fotográficas na América do Sul, em reflexões fundamentais sobre a histórica política editorial dos percursos e produção contemporânea da fotografia no continente pelos colaboradores e editores da publicação, Andrea Jösch, Daniel Sosa, Fredi Casco, Julieta Escardó, Luis Weinstein, Mateo Pérez, Nelson Garrido, Pio Figueroa, Roberto Huarcaya e Tiago Santana.

A mostra ficará em cartaz até 3 de fevereiro de 2019. Grátis.

“Sobre a cor da sua pele, o retrato na pintura, na fotografia e na fotopintura”

A exposição “Sobre a Cor da sua Pele – O retrato na pintura, na fotografia e na fotopintura”, com curadoria de Rosely Nakagawa, em diversos acervos, leva ao Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar outra ponderação sobre as transformações no retrato. A mostra se alia também às pertinências autorais do Mestre fotopintor cearense Júlio Santos, como incita ao projeto já iniciado da criação no Estado de um Centro dedicado às coleções dessa tipo- logia de artes.

“Terra em transe”

Com curadoria de Diógenes Moura, a exposição “Terra em Transe”, em cartaz até março de 2019 no Museu de Arte Contemporânea, reúne 53 autores e fotógrafos brasileiros em apurados “retratos” ou “autorretratos” do País, cujas abordagens referenciam também ao filme de Glau- ber Rocha que dá nome à mostra.

A “Terra em Transe” traz registros do Século XX à atualidade que, ora mostram o contínuo convívio do Brasil com abalos físicos e mentais nacionais, mas que se reequilibra também em focos criativos e de pensamentos originais, como versam nas imagens. A mostra enseja ainda o lançamento pelo premiado curador, escritor, roteirista e editor Diógenes Moura do seu “Livro dos Monólogos (Recuperação para ouvir objetos)”, pela editora Vento Leste.

A mostra ficará em cartaz até 31 de março de 2019. Grátis.

“Miragem”

Com uma reveladora seleção de produções cearenses autorais contemporâneas, a partir de uma convocatória, com fotografias em abordagens documentais e experimentais na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; e a mostra VENTO SOLAR, organizada por Angela Berlinde nas ambiências externas do Centro Dragão do Mar, reflete sobre o ato de Ver e Acreditar através de mitos, contos e visões por visionários autores, como o artista e pensador espanhol Fontcuberta, a fotógrafa eslovena Vanja Bucan, a artista sul-africa- na Nobukho Nqaba e de Weronika Gsiscka.