Nos últimos dias, o Estado do Amazonas ganhou grande destaque na mídia brasileira e na imprensa internacional por conta das queimadas na maior floresta tropical do mundo e fez renascer a importância, de todos os dias, preservarmos esse espaço sagrado e também repensarmos nossas práticas de cuidado com o planeta, a nossa Casa.

Em nossas andanças pelo Brasil, a equipe do Conhecendo Museus visitou centenas de espaços culturais que contam e guardam a nossa história.

Somente neste estado maravilhoso, visitamos seis museus. São eles: Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Museu do Homem do Norte, Palacete Provincial de Manaus – Museu de Numismática Bernardo Ramos, Palacete Provincial de Manaus – Museu Tiradentes, Palacete Provincial de Manaus – Museu de Arqueologia, Museu Amazônico e Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Para não perdermos essa essência de olhar para a Amazônia com todo o amor do mundo, convidamos você a “viajar” com a gente em alguns desses museus assistindo a esses episódios especiais. Veja quanta riqueza — além da fauna e da flora — temos por lá e que também precisam ser preservadas.

PALACETE PROVINCIAL

Restaurado entre 2007 e 2009, o Palacete Provincial abriga o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes e o Ateliê de Restauro de Obras de Arte.

MUSEU AMAZÔNICO e PINACOTECA DO AMAZONAS

Na nossa visita ao Museu Amazônico vamos conhecer mais sobre a história deste riquíssimo Estado brasileiro e suas belezas naturais e de seu povo. Localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, o museu foi criado em 1975, implementado em 1989 e inaugurado em 1991, e atua na pesquisa e resgate da história. É um órgão público suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e atua no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão em áreas fundamentais para o conhecimento da Amazônia e de suas culturas.

MUSEU DO HOMEM DO NORTE

Mais de duas mil peças retratam as inúmeras peculiaridades do estilo de vida e costumes desse povo culturalmente rico e que tem muito a mostrar, do caboclo ao indígena, retratando aspectos do homem amazônico e a relação com a natureza, cultura e política.

Em nosso canal do Youtube, você confere mais episódios especiais.