O Museu da Inconfidência completa 75 anos no dia 11 de agosto. Localizado na cidade mineira de Ouro Preto, é o principal ponto turístico e cultural da cidade. Guarda e resgata a memória da luta de um Brasil independente. É uma instituição afinada com o seu tempo, pois preserva o passado pensando no futuro.

Quem o visita pode acompanhar uma exposição permanente, que recebeu um toque de modernidade no ano de 2005. O projeto ganhou uma linguagem avançada promovendo maior interação com o expectador permitindo uma nova leitura com a vida social, política e histórica da cidade. São objetos que mostram a infraestrutura de Ouro Preto, os meios de transporte, a mineração e a evidência da igreja.

E para celebrar essa data tão importante, uma programação especial está sendo preparada para receber o público. Veja abaixo algumas atrações:

9 de agosto, sexta-feira
10h: interior do Museu da Inconfidência

Inauguração da nova instalação da tela leitura da sentença de Tiradentes, de Leopoldo de Faria (1836 – 1911), do século XIX.

Apresentação da Orquestra da Escola de Música Padre Simões

Oficina de Bordados Antigos “Descobrindo as Volutas Barrocas”, da Associação das Senhoras de Ouro Preto – Movimento Renovador de Mariana.

10 de agosto, sábado
14h – Praça Tiradentes

Apresentações musicais

De 9 a 11 de agosto
18h – Auditório Anexo I

Cinema com pipoca; mostra de filmes sobre Ouro Preto e a Inconfidência

• Programa especial com o Museu da Inconfidência

E você está mais do que convidado e convidada a assistir ao programa especial que o Conhecendo Museus fez em sua visita ao Museu da Inconfidência.