A 5ª edição do Festival Santos Café promete uma programação especial entre os dias 5 a 9 de julho com 83 atrações diferentes, número recorde em todas as edições.

O festival é voltado para toda a família e conta com produção de caricaturas infantis e de pets, aula de pintura e desenho em campo, roteiro ‘Percursos Calixto – olhar sobre a cidade’ envolvendo o Museu do Café e a Associação Comercial, e visita à oficina dos bondes, com monitoria de guia de turismo.

O Museu do Café abrirá ao público sua varanda para a realização do Café com Música, espaço onde serão ainda apresentados métodos de preparo de café.

A abertura do evento está marcada para às 18h30 do dia 5, no Museu do Café (rua XV de Novembro, 95), seguindo de apresentação da Orquestra do Instituto GPA. Ainda nesse dia, haverá visitação noturna das 18h às 21h ao Museu, com retirada de ingressos até as 20h30. O roteiro poderá ser realizado ainda dias 6 e 7 até às 20h e os convites estarão disponíveis até meia hora antes do término.

Quatro oficinas de gastronomia ocuparão o Museu do Café, uma a cargo de Mirele Pereira e Hélida Gonçalves, do Senac; outra com o chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-escola, a terceira com a barista Nina Rodrigues, e a última com a chef Renata da Cruz Duarte, do Buffet Sabor Surpresa.  As crianças também terão um espaço especial na programação do Museu.

Já o Museu Pelé concentrará a parte da programação musical, que também se estenderá por ruas do Centro Histórico, Estação do Valongo.

A Casa do Rei abrigará ainda produção de caricaturas, a cargo da Caricartoon Eventos; exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’, produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS); apresentações musicais sempre às 15h e a oficina de estética ‘Café, tratamento de beleza’, com a farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho, da Bel Coelho Estética.

Veja a programação do Museu do Café e do Museu do Café para os dias 5, 6, 7, 8 e 9 de julho:

5 DE JULHO – SEXTA

MUSEU DO CAFÉ (entrada gratuita)

18h – Degustação de cafés gourmet (convidados)

18h às 21h – Visitação noturna (retirada de convites até as 20h30)

18h30 – Solenidade de abertura do 5º Festival Santos Café19h – Orquestra do Instituto GPA

6 DE JULHO – SÁBADO

10h30, 12h, 15h e 17h – Visita ao Centro de Preparação de Café e degustação da bebida (ingresso a R$ 10,00)

11h às 17h – Espaço Café com Leite (infantil)

15h – Oficina gastronômica ‘Toast de pão de queijo com pernil desfiado, geleia de café e tomate confit,’ com Mirele Cunha Pereira e Hélida Ventura Barbosa Gonçalves (Senac). Acesso ao 3º andar pela Rua Frei Gaspar. Inscrições no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br/festivalsantoscafe)

18h às 20h – Visitação noturna (bilheteria fecha meia hora mais cedo)

MUSEU PELÉ

10h às 18h – Exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’ (FAMS)

10h30 às 14h, 15h às 17h – Produção de caricaturas, com a Caricartoon Eventos (grátis, mediante senha)

15h – José Simonian (Jazz)

7 DE JULHO – DOMINGO

MUSEU DO CAFÉ (Desconto de 50% no ingresso, exceto para a atividade indicada)

11h às 17h – Espaço Café com Leite (infantil)

11h – Oficina gastronômica ‘Sticks de frango com molho barbecue de café e maionese de café’, com o chef Júnior Monteiro (Estação Bistrô Restaurante-escola). Acesso ao 3º andar pela Rua Frei Gaspar. Inscrições no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br/festivalsantoscafe)15h – ‘Percursos Calixto – Olhar sobre a cidade’ (visita integrada à Associação Comercial; senhas na bilheteria, no dia)

17h – Café com Música na Varanda, com show do grupo O Bando; apresentação de métodos de preparo de café

18h às 20h – Visitação noturna (bilheteria fecha meia hora mais cedo)

MUSEU PELÉ

10h às 18h – Exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’ (FAMS)

15h – José Simonian (Jazz)

8 DE JULHO – DOMINGO

MUSEU DO CAFÉ (Desconto de 50% no ingresso)

11h – Oficina gastronômica ‘Apple Coffee’, com a barista Nina Rodrigues. Acesso ao 3º andar pela Rua Frei Gaspar. Inscrições no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br/festivalsantoscafe)12h – Latte Art15h – Roteiro lúdico-infantil ‘Café, cafezal, cafezinho!’ (senhas disponíveis na bilheteria, no dia)16h – Dica do Barista (Cafeteria do Museu)

MUSEU PELÉ

10h às 18h – Exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’ (FAMS)

15h – Clássicos Atemporais, com Bruno Robalo e Vitor Rodrigues

9 DE JULHO – TERÇA

MUSEU DO CAFÉ (Desconto de 50% no ingresso)

11h – Oficina gastronômica ‘Bolo de banana com castanhas e nozes, ganache de café e brigadeiro de gengibre’, com a chef Renata da Cruz Duarte (Buffet Sabor Surpresa). Acesso ao 3º andar pela Rua Frei Gaspar. Inscrições no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br/festivalsantoscafe)

14h – Roteiro lúdico-infantil ‘Café, cafezal, cafezinho!’ (senhas disponíveis na bilheteria, no dia)

15h – Teatro de fantoches (senhas na bilheteria, no dia)

16h – Dica do barista (Cafeteria do Museu, atividade gratuita)

MUSEU PELÉ

10h às 18h – Exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’ (FAMS)

15h – Gab Veneziani e Maurício Martins Duo (soul, blues, MPB)

15h – Oficina de estética ‘Café, tratamento da beleza’, com a farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho (Bel Coelho Estética). Grátis. Inscrições no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br/festivalsantoscafe)

Endereços:

Museu do Café (R. XV de Novembro, 95)
Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1)

Confira a programação completa da 5ª edição do Festival Santos Café aqui.