Neste mês de Junho, celebramos a Semana Mundial do Meio Ambiente, oportunidade para refletirmos sobre este importante tema e para curtir parques e locais com muito verde.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 museus que unem cultura e natureza. Você vai pode aproveitar para visitar mostras e exposições e curtir a tranquilidade e a beleza de áreas verdes.

Pinacoteca de São Paulo

Um dos mais antigos museus de São Paulo, a Pinacoteca fica localizada no Parque da Luz, que foi originalmente criado como horto botânico, em 1825. A área possui diversas espécies de árvores, espelho d’água, gruta com cascata e aquário subterrâneo.

Você pode aproveitar para tomar um café no restaurante do museu e conferir as exposições em cartaz, entre elas: “Ernesto Neto: Sopro”; “Artur Lescher: Supensão”; “Marcius Galan: Seção”, entre outras.

Instituto Inhotin

Ah, o Inhotin \o/

Flores e plantas compõem o cenário do museu e chama a atenção de todos os visitantes. E nestes dias de frio, as belíssimas orquídeas desabrocham e apresentam um espetáculo botânico. Neste ano, o Largo das Orquídeas conta com mais de 500 botões abertos.

Nos 140 hectares de visitação, o visitante encontra 23 grandes galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e outras 23 obras de grande escala distribuídas em uma bela paisagem.

O Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), apresenta ao público uma coleção artística de relevância internacional, exibindo de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros.

Sítio Roberto Burle Marx

O Sítio Roberto Burle Marx é um verdadeiro oásis localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, em Guaratiba. São mais de 400 mil m2, onde estão reunidas uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo.

A belíssima propriedade foi adquirida em 1949 por Burle Marx e seu irmão, Siegfried. O local passou por reforma e, em 1973, o paisagista foi morar definitivamente lá levando consigo uma coleção de plantas que ele iniciou ainda na infância, aos 6 anos de idade.

O acervo do Museu-Casa possui 3.125 peças, incluindo obras do próprio Burle Marx, entre elas, pinturas, desenhos, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos.

Casa dos Povos da Floresta

A Casa dos Povos da Floresta imita uma maloca indígena e retrata a história de ribeirinhos, seringueiros e índios. Está localizada dentro do Parque da Maternidade — ponto turístico de Rio Branco, no Acre.

Com o objetivo de valorizar e guardar toda essa história é que surgiu a proposta de criação da Casa.

Museu Afro Brasil

Para fechar a lista, o Museu Afro Brasil, que fica dentro de um dos mais visitados parques da capital paulista, o Ibirapuera. Seu acervo possui mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, produzidos entre o século XVIII e os dias atuais.

O parque em seu entorno conta com área verde de 1.584 km², três lagos artificiais, pista de cooper, parque infantil, ciclofaixa e diversas opções de lazer.