Com o isolamento social orientado pelos órgãos oficiais para diminuirmos o impacto do novo coronavírus, o uso da tecnologia aumentou e muito.

Organizar bem a agenda e consumir conteúdos ricos em conhecimento é super possível e viável.

Então, separamos aqui 5 museus brasileiros que você pode visitar online [sem sair de casa] e curtir o que eles têm de melhor. Vamos lá:

Pinacoteca do Estado de São Paulo

As imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual criam uma experiência imersiva no ambiente do museu, que permite ver sua coleção permanente com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras, assim como o edifício que teve seu projeto expográfico projetado em 1998 por Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres. Além disso, a Pinacoteca tem promovido a conexão com seu público por meio da hashtag #pinadecasa, com conteúdos digitais todos os dias a respeito de sua coleção permanente e exposições.

Museu Oscar Niemeyer

Crédito: Kadu Niemeyer/Divulgação. Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

O MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção do arquiteto, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível, ainda, relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo museu.

Museu Nacional do Rio de Janeiro

Em uma ação promovida pela instituição em conjunto com o Google Arts & Culture, é possível visitar virtualmente o espaço do museu da forma como estava antes do incêndio que devastou o edifício e seu acervo em 2018.

Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra coleções a partir de uma aproximação em algumas obras.

Museu Casa de Portinari

O Museu Casa Portinari, que apresenta, no edifício que foi a residência do artista em Brodowski, São Paulo, um acervo ligado à vida e à obra do pintor, que vai desde objetos pessoais, até pinturas murais em afresco.

Museu da República

Inaugurado em 1960, no momento da transferência da capital do país para Brasília, o Museu da República no Rio de Janeiro conserva os elementos materiais e imateriais que constituem a história do período republicano do Brasil. Além da possibilidade de conhecer seu acervo, um grande ponto de interesse na visita online ao museu é a oportunidade de se aproximar de seu edifício, o antigo Palácio do Catete, que por 63 anos foi sede do poder executivo do país.