Ah o Sul do país … tantas paisagens exuberantes, cultura regional fortíssima que guarda as raízes e a história da construção do nosso povo e do nosso país. Podemos ficar textos e textos (ou seja, horas e horas) falando sobre o potencial de cada cidade que forma o Estado do Rio Grande do Sul. Mas vamos focar em algo que pode parecer simples, mas que se faz presente em nosso dia a dia: o calçado.

A cidade gaúcha de Novo Hamburgo começou a desenvolver a sua economia a partir da indústria calçadista, tornando-se a Capital Nacional do Calçado. E nada mais justo do que criar um museu para guardar a história desse acessório tão importante pra gente, não é mesmo?!

O Museu Nacional do Calçado (MNC) conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. Está localizado no Campus I da Feevale, reunindo um vasto acervo, com calçados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas.  O espaço também se propõe a promover exposições, cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitações dirigidas.

Através de exposições de imagens e peças em acervo, o Museu traz os pontos principais da história do setor calçadista, marco fundamental do desenvolvimento da região do Vale do Rio dos Sinos. Além de resgatar o passado, o Museu inspira criações futuras, instigando modelistas e profissionais do ramo da moda e do calçado.

O Museu Nacional do Calçado mantém uma exposição permanente de seu acervo, além de promover atividades culturais ligadas ao design de calçado e da moda. É um espaço cultural direcionado a toda comunidade brasileira, principalmente aos setores produtivos do couro, calçados e afins, criadores de moda e designers.

No local, é possível realizar uma verdadeira pesquisa histórica, além de encontrar os modelos de calçados mais diferentes e inusitados já vistos por aí e peças que já estiverem nos pés de pessoas famosas. Foi isso que registramos por lá e preparamos um programa especial pra mostrar a todos vocês.

É só conferir o episódio que conta, em detalhes, o acervo do Museu Nacional do Calçado. Mora na região e ainda não foi visitar?! Não perca a oportunidade! =)

 

Close