A ciência é realmente espetacular. Desde a era mais antiga da civilização, o homem já buscava encontrar respostas para muitas perguntas difíceis. E foi com a ciência que muitas coisas tomaram “forma” e entendimento humano. Mas, ainda há muito o que ser descoberto.

E promover um espaço de conhecimento, experimentação e pesquisa são os objetivos do Museu Exploratório de Ciências, localizado dentro da Universidade de Campinas. Lá, o público é provocado a pensar e a interagir com as exposições permanentes e itinerantes. É um local para pensar e agir.

E o Conhecendo Museus foi lá para conhecer tudo o que o museu tem a oferecer ao público, principalmente estudantes que se formarão cientistas e descobrir mais e mais. Porém, o museu é aberto para todos.

O Museu começa logo na área externa, na Praça “Tempo e Espaço”, que abriga uma exposição permanente convidando o público a interagir com os recursos usados pelo homem para medir o tempo e o espaço. Ali mesmo, você pode experimentar calcular o tempo com todos os recursos disponíveis, a exemplo de um relógio do tipo equatorial.

Além disso, o museu torna o tema ciência muito mais próximo do público do que você imagina: na Oficina Desafio, os estudantes são estimulados a desenvolverem soluções criativas para problemas reais, utilizando conceitos aprendidos na escola e no cotidiano. Uma oficina ambulante, instalada em um caminhão equipado com diversas ferramentas e materiais. Os desafios são sempre problemas em abertos, que permitem múltiplas soluções.

Para gerar todo esse conhecimento e participação, o museu realiza diversas outras oficinas educativas e também parcerias com outros espaços culturais. Tudo isso para fomentar a ideia do saber e de que todo mundo pode ser um grande cientista!

Vem saber mais sobre o Museu Exploratório de Ciências junto com a gente acompanhando este programa especial!