O Morro da Caixa D’Água foi durante 142 anos o único reservatório de água da cidade de Cuiabá.

Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água.

E no final de 2007, o local foi redescoberto e recuperado transformando-se em um museu e ganhou lugar de destaque nos roteiros turísticos e de pesquisas e passeios da Capital Mato-grossense. O Museu da Caixa D’Água Velha consiste numa grande exposição de arte aos olhos dos visitantes.

O Conhecendo Museus vai mostrar a você neste episódio especial, as exposições permanentes que o local abriga, mostrando objetos que compuseram sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água. O Museu vem promovendo mostras rotativas de peças de artistas locais e de outros pontos do estado.

A estrutura interna conta com três vãos de 13 metros de largura, cada um com 45 metros de comprimento. A parte interna, onde fica o aqueduto, impressiona todos os visitantes. Este reservatório comportava 1,2 milhões de litros, suficientes para garantir o abastecimento dos 25 mil moradores de Cuiabá.

Na parte superior, foram construídos vários espaços, como um grande deck de madeira contornando uma grande ximbuva (árvore antiga usada pelos ribeirinhos para a produção de viola-de-cocho), que precisou de atenção especial.

Ainda na parte superior, um espaço foi destinado a um restaurante, palco, sanitários e um local de contemplação. Também foram colocados espelhos d’água que se encontram com uma grande queda d’água de 7 metros de altura por quase 18 de cumprimento, onde a água constante vai refrescar toda a área e assim combater o forte calor que se forma na área central.

Não perca! Mostraremos em detalhes a história, a cultura e arquitetura do Museu da Caixa D’Água Velha.

 

 

Close