O Conhecendo Museus foi até a Bahia para conhecer sua arte, cultura e história conservadas e expostas no Museu de Arte da Bahia (MAB), o mais antigo museu do Estado (fundado em 1918) e um dos dez primeiros fundados no Brasil. Desde 1982, ele encontra-se instalado no imponente Palácio da Vitória, uma edificação em estilo neocolonial, localizado na Avenida Sete de Setembro, no trecho conhecido como “Corredor da Vitória”, uma área de destaque na cidade por ter abrigado mansões pertencentes a famílias tradicionais da sociedade baiana.

Em seu acervo, cerca de 5 mil obras de grande valor histórico e artístico distribuídos em coleções de pinturas, esculturas religiosas, porcelanas, mobiliário, prataria, vidros e cristais, desenhos, fotografias, documentos, mapas e gravuras. Entre elas, coleções do médico Jonathas Abbott e do ex-governador Góis Calmon, ambas adquiridas pelo governo baiano; além de um amplo conjunto de artes decorativas, com peças brasileiras, europeias e orientais.

Entre as pinturas expostas no museu, destaque para as telas bifaces de José Joaquim da Rocha, um dos fundadores da escola baiana, representando em uma das faces um dos Passos da Paixão e, na outra, um anjo portando insígnias. Já nas pinturas estrangeiras, a coleção abrange pinturas religiosas, mitológicas, alegóricas, paisagens e naturezas-mortas, retratos, originárias de várias escolas europeias que datam do século XVI em diante.

Ao iniciar nosso passeio pelos espaços internos dos dois andares do edifício, observamos a decoração em azulejos. Também se encontra espalhadas uma série de estátuas em mármore, incluindo quatro obras alegóricas das estações, que originalmente decoravam a balaustrada da Praça Municipal, nos arredores do Elevador Lacerda. O espaço também possui uma biblioteca especializada, com mais de 10 mil livros, e auditório. O MAB sedia exposições permanentes e temporárias e organiza múltiplas atividades culturais, como cursos, ciclos de conferências, apresentações musicais e exibição de filmes.

É um verdadeiro convite ao conhecimento, além de encher os olhos com tanta beleza nos detalhes. Conheça com a gente o Museu de Arte da Bahia em um passeio pela arte e cultura brasileira e estrangeira.

 

Close