O Conhecendo Museus através do olhar de uma câmera de TV visita a cidade de Goiás (famosa por ser a cidade natal da poetisa Cora Coralina), para precisamente conhecer um prédio construído entre 1761 e 1766, durante o reinado de D. José I e administração do governador goiano João Manoel de Melo. Um dos edifícios mais imponentes do município, na parte alta de uma de suas praças. O objetivo original da construção era abrigar a Casa de Câmara e Cadeia.

As antigas Casas de Câmara e Cadeia seguem algumas normas específicas desse tipo de edificação: no térreo, encontra-se a cadeia e, no pavimento superior estão os amplos salões destinados às atividades legislativa e judiciária da antiga capital. O acesso às salas da prisão era feito, originalmente, por alçapões no piso do pavimento superior.

O decreto de criação do Museu das Bandeiras é de 03 de dezembro de 1949. Foram quatro anos de reformas e adequações para receber os visitantes. Entre elas a abertura de portas e a construção de banheiros. Apenas em 1954, o Museu das Bandeiras foi aberto à visitação.

O núcleo inicial do seu acervo foi constituído pelo próprio edifício onde está instalado e pelo arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional (Fazenda Pública) de Goiás, doado em 1937. Esse conjunto de documentos representa uma das fontes de informação mais importantes sobre a administração pública da região durante o período colonial, imperial e republicano. O acervo é composto por 573 peças, entre instrumentos utilizados no garimpo, painéis que resumem a história da exploração dos bandeirantes na região centro-oeste do Brasil, objetos de arte sacra, armamento, mobiliário e utensílios dos séculos 18 e 19. Há também peças de porcelana, fruto da presença portuguesa na cidade. Tudo isso é mostrado para os telespectadores.

Esse programa é uma viagem aos séculos 17 e 18, aos costumes e lendas daquela época. Confira para se aproximar da história do centro oeste do nosso país.

NA TV BRASIL: 29 de maio de 2012 (terça-feira) às 17h30
Reexibição: 01 de Junho de 2012 (sábado) às 15h30

ESTREIA NA TV ESCOLA: segundo semestre de 2012

ou CLIQUE AQUI E ASSISTA

Close