Tecidos, cores, estilos, tendências, coleções, criatividade, economia … consegue imaginar do que estamos falando?

Moda!

O setor de moda é uma das áreas que dita o ritmo da economia mundial gerando empregos e prestígio para muitas marcas e estilistas. Tem moda para tudo e para todos. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo do Euromonitor, o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking de consumo de moda.

E falar de moda em um museu é possível, sim. Essa é a proposta do Museu da Moda (Mumo), localizado em Belo Horizonte/MG, o primeiro museu público voltado para o segmento no Brasil, com a proposta de ser uma referência em memória e pesquisa de moda, indumentária e comportamento de várias épocas.

Inaugurado em 6 de dezembro de 2016, a ideia de ter esse espaço surgiu quando ainda era um Centro de Referência da Moda e as peças ficavam armazenadas no Museu Histórico Abílio Barreto. Após uma exposição de sucesso chamada A fala das roupas, que contava a história de Belo Horizonte, desde a fundação, através dos objetos.

Importante patrimônio da cidade, o Museu da Moda está localizado em um prédio lindo, que encanta tanto pelas luzes de seu interior, filtradas pelo vitral vermelho e azul, quanto pela iluminação externa. Com uma escada em madeira escura, portas tijolo e uma bela torre com relógio, o prédio foi construído em forma de castelinho.

Além de ser um local para exposições artísticas, é um ambiente ideal para debates pertinentes ao mercado e discussões sobre o papel social da moda na vida das pessoas. Tudo a ver com o cenário atual que o mundo vive.

E para os estudantes de forma geral, o Museu apresenta um cenário super propício para os estudos. Já é muito comum andar pelo museu e ver professores e alunos imersos nos estudos, de forma dinâmica, principalmente para aqueles que cursam algo ligado à moda, moda e sustentabilidade, design de joias, e outros.

Por isso, convidamos você a assistir ao programa conosco e conhecer o que este espaço cultural tem a dizer sobre moda e sobre os nossos costumes. Que tal?!