Inaugurado em 13 de maio de 1982, nos jardins da Imprensa Nacional o Museu da Imprensa guarda em seus 680 metros, peças e documentos únicos, como o primeiro clichê de um desenho feito no Brasil, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.imprensa_fachada_home

O acervo possui 600 peças que formam a exposição permanente.

imprensa_olivetti

O visitante tem contato com vários tipos de máquinas de impressão, além de instrumentos utilizados em artes gráficas, brasões, florões, mobiliário e manuscritos.

imprensa_foto histórifcaIsso desde a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil em 1808, passando pelo ato de criação, a primeira junta diretória, o primeiro jornal impresso no Brasil, o primeiro livro e a Nau Medusa, que trouxe os primeiros prelos (máquinas de impressão) e 28 caixas de tipos para dar início a toda essa história.

Na Ala dos Pioneiros, inaugurada no dia 7 de fevereiro de 2001, em homenagem ao dia do gráfico, é possível acompanhar a saga da criação da Imprensa Nacional.

diário oficial_abolição

O destaque do museu entre as curiosidades é a máquina de impressão inglesa, fabricada em 1833, onde trabalhou o escritor Machado de Assis, quando aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, de 1856 a 1858. Existem apenas dois exemplares desta maquina em todo o mundo. E se o assunto é raridade, podemos destacar publicações como: um exemplar da Constituição de 1891, um exemplar do primeiro jornal impresso no Brasil, A Gazeta do Rio de Janeiro, e Diários Oficiais históricos, como o que publicou a abolição da escravatura.imprensa_gráficaimprensa_prelo

O espaço do auditório D. João VI e os jardins também tem os seus atrativos, o primeiro dispõe de recursos audiovisuais que permitem ao visitante conhecer toda a evolução tecnológica da imprensa, até os dias atuais. Nos jardins está a herma que guarda os restos mortais de Hypólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira. Uma homenagem ao fundador do primeiro jornal brasileiro em Londres, o Correio Braziliense, em 1808.

O episódio do Conhecendo Museus sobre o Museu da Imprensa é o resgate do registro da história nacional.