Você já parou para pensar o caminho que a eletricidade faz para chegar até a sua casa? De tão rápido parece que é algo mágico, mas até chegar a essa forma como a gente vê hoje, a luz passou por diversos formatos.

E para explicar melhor sobre esse assunto, o Conhecendo Museus foi visitar o Museu da Energia, localizado no tradicional bairro do Campos Elíseos, na região central da cidade de São Paulo. O sobrado construído entre 1890 e 1894 e que abriga hoje este importante acervo foi antes a moradia de Henrique Santos Dumont, importante cafeicultor da época e irmão de Santos Dumont.

Logo que a gente adentra o local, nos deparamos primeiramente com a beleza desta construção. O interior da casa foi projetado por Ramos de Azevedo e possui exposições que contam a história do sistema de energia elétrica no Brasil e fotos antigas do local.

O acervo é formado por diversas categorias de objetos, dentre as quais se destacam equipamentos e utensílios domésticos, mobiliário, instrumentos de medição e equipamentos de iluminação, todos relacionados à história da produção, distribuição e consumo da energia elétrica e do gás.

A nossa visita começou pela exposição “Encontros improváveis de um lugar comum”, onde as obras revelam uma intersecção entre ciência, tecnologia e artes e fazem uma leitura poética das forças que movem a natureza e a nossa sensibilidade.

Na sala Energia e Cotidiano, por exemplo, os visitantes veem como os aparelhos eletrodomésticos evoluíram ao longo das décadas. Há uma geladeira dos anos 1920, ferros de passar a carvão e uma máquina de lavar dos anos 1950.

Já na sala Energia e Meio Ambiente, o foco são as fontes de energia renovável. Ao lado, o visitante conhece a diferença entre as energias eólica, solar, termoelétrica e hidrelétrica, com placas explicativas e maquetes.

Durante todo o passeio é impossível não ficarmos admirados diante de como avançamos até hoje; como toda a tecnologia trouxe avanços incríveis e como é maravilhoso olhar pra trás e ver o quanto já fomos mais simples muitas vezes fazendo as mesmas coisas que atualmente.

Programe a sua visita ao Museu da Energia e também venha vivenciar essa experiência eletrizante assistindo ao nosso episódio especial!

Close