Brodowski. O nome é diferente e soa até estranho. À primeira vista parece que estamos falando de um local ou de alguém fora do Brasil. Mas, não. A pequena cidade com um pouco mais de 20 mil habitantes está localizada no interior do Estado de São Paulo. E o Conhecendo Museu desembarcou por lá para mostrar a você o Museu Casa de Portinari.

O próprio nome já diz tudo. O local foi residência da família de Portinari (filhos de imigrantes italianos) e ao longo dos anos foi criando sua identidade de museu. Inaugurado em 14 de março de 1970, o museu é constituído por uma casa principal e anexos construídos em sucessivas ampliações.

Os visitantes têm à disposição uma maquete digital que mostra as modificações da casa ao longo do tempo. Vale ressaltar que com a ajuda de amigos da família, a casinha foi construída quando a região estava começando a ganhar ares de cidade. Em torno dela, outras foram surgindo à medida que os parentes foram chegando. O resultado é um conjunto de casinhas de construção vernacular.

O acervo do Museu é formado principalmente de trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa. Sim, Portinari pintava nas paredes! Durante restaurações feitas no local, especialistas descobriram diversas pinturas, entre elas o afresco São Francisco de Assis Pregando pintado em uma das paredes da varanda da casa.

Também faz parte do acervo uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira. O museu ainda abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições.

Candido Portinari pintou mais de cinco mil obras, entre elas grandes murais como o famoso Guerra e Paz, e as de tamanho padrão como O Lavrador de café. O artista foi o primeiro a alcançar projeção internacional.

Convidamos você a vir conhecer com a gente este fantástico e cultural Museu brasileiro!

Close