Ah, a Bahia. Tantas belezas, tantas histórias. Em nossa visita, fomos conhecer a casa onde nasceu Maria Bonita, a “rainha do cangaço”, localizada no povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, a 38 km do centro de Paulo Afonso. Até chegar ao nosso destino, percorremos belíssimas paisagens e passamos literalmente pela história do cangaço no Brasil. Entre rios, pedras e caminhos do sertão fomos conhecendo de perto tudo sobre essa fantástica história.

A construção — uma casa de reboco de 50 metros quadrados — abrigou a cangaceira de 1911 a 1929, quando ela conheceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Depois de passar por uma restauração, o imóvel virou ponto turístico da cidade, em 2006. Até hoje na vizinhança da casa ainda vivem os parentes da família de Maria Bonita.

Maria Gomes de Oliveira nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Glória, na Bahia. Depois de um casamento fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada Lampião, o “Rei do Cangaço”. Morando na chácara dos pais, um ano depois do namoro ela foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, se tornando a mulher dele, com quem viveria por oito anos.

No local, estão expostos alguns objetos da família, da história de Maria Bonita e reproduções de fotos dos cangaceiros. Há uma foto na parede em que mostra ela com anéis de ouro nos dedos e ouro no lenço de pescoço. Vale ressaltar que Maria Bonita gostava de se manter bem arrumada mesmo com a imagem atípica de uma fugitiva em esconderijos.

Alguns objetos valiosos de Maria Bonita estão sob a guarda de João de Sousa Lima, coordenador do Museu, como uma pulseira de ouro e uma corrente, além dos punhais e armas que estão em posse do exército, mas, que serão repassadas ao museu.

Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, quando o bando acampado na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe), foi atacado de surpresa pela polícia armada oficial (conhecida como “volante”). Foi degolada ainda viva, assim como Lampião, porém este já morto, e outros nove cangaceiros.

E aqui fica o nosso convite mais do que especial para você vir conhecer com a gente todos os detalhes dessa história de luta, de guerra e de amor que faz parte da nossa cultura brasileira.