A cidade de Belo Horizonte/MG apresenta um leque muito amplo de espaços culturais e museus para os seus moradores e para quem visita a capital mineira. E o Conhecendo Museus aproveitou sua estadia para conhecer mais ainda esse lado cultural e também comer um pão de queijo que só em Minas tem.

Em nossas andanças, fomos conhecer de perto o Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, que resgata a história e os costumes de moradores da Vila Estrela/Santo Antônio, que pertence à comunidade aglomerado Santa Lúcia.

Antes, o local era rodeado por cinco favelas, mas duas foram absorvidas pelos bairros no entorno. E as outras três formam um contraste com bairros vizinhos ricos. As casas simples e as ladeiras íngremes dão charme ao local, mas também mostram a disparidade social e cultural da Vila.

As tradições culturais que o Museu comunitário guarda são o que eles têm de mais valioso. Lá, o visitante vai conferir fotografias, objetos, imagens de festas, celebrações e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do estado de Minas Gerais.

O Museu quebra paradigmas ao mostrar uma realidade muito diferente de outros museus que vemos por aí. A sus simplicidade não o coloca em um local menos privilegiado, muito pelo contrário. O coloca onde ele deveria estar: em um local rico culturalmente e cheio de boas histórias e ensinamentos a serem compartilhados.

É este espaço cheio de tradições, de homenagens aos seus moradores e rico em detalhes de humanidade, que convidamos você a conhecer junto conosco neste episódio Muquifu.

Close