A cidade de São Paulo tem a presença de museus que enriquecem ainda mais a bagagem cultural do nosso país. Neste cenário está o Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no bairro Jardim Europa e que abriga um rico acervo da vida contemporânea brasileira.

Ele foi criado em 1970 e tem como principal objetivo registrar e preservar o passado e o presente das manifestações ligadas às áreas: música, cinema, fotografia e artes gráficas.

Na época, o então governador de São Paulo, Abreu Sodré, convocou o jornalista Luiz Ernesto Kawall para organizar este espaço na cidade tendo como ideia o MIS do Rio de Janeiro. Uma comissão foi formada com profissionais respeitados e assim deram início a ideia do museu.

Atualmente, o acervo do MIS conta com mais de 200 mil imagens distribuídas em coleções temáticas de conteúdo diversificado. São mais de 1.600 fitas de vídeo, nos gêneros ficção, documentários experimental e musical e ainda 12.750 títulos distribuídos em Super 8 e 16mm. O MIS é reconhecido pelo público e artistas como um espaço que apresenta o que é relevante na área.

Com o avanço tecnológico, o próprio Museu sentiu a necessidade de se reinventar sem perder a essência da sua história. Com isso, o MIS lançou-se no desafio de adequar seu conceito institucional e sua estrutura física, sempre buscando integrar memória e contemporaneidade dialogando com a arte do século 21.

Em sua programação, destaque para o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados ao vivo; o Dança no MIS, que traz ao Museu apresentações site-specific de dança contemporânea; o Estéreo MIS, espaço dedicado a fortalecer e estimular a atuação da música independente nacional; o Cine MIS, espaço permanente de lançamentos de curtas inéditos; e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita e contemporânea com apresentação aberta ao público. Outro programa de destaque é a Maratona Infantil, que traz uma programação gratuita voltada para as crianças e suas famílias.

O MIS também oferece cursos em diversas áreas, além de visitas mediadas e diversos projetos desenvolvidos pelo Núcleo Educativo.

Venha conhecer esse universo audiovisual no Conhecendo Museus.