O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho a começar pelo nome homenageia o povo do Maranhão*. Seu acervo foi criado em 1982 a partir do Museu do Folclore e Arte Popular e da Biblioteca do Folclore.

Instalado na ilha de São Luís em um sobrado do século 19 tem toda a riqueza da produção cultural popular maranhense como exposição permanente: Vestimentas, adereços e objetos usados em festas e nas manifestações folclóricas.

Pierre Verger, fotógrafo e etnólogo, tem as fotos que tirou em 1950 em uma das visitas que ele fez a cidade, expostas no centro cultural.

O Bumba-meu-Boi, uma das festas mais tradicionais do Estado, também ganhou um espaço único no programa Conhecendo Museus.

Vale a pena conferir o episódio que mostra a preservação da cultura maranhense em uma cidade considerada Patrimônio Histórico da Humanidade.

*Domingos Vieira Filho foi um grande escritor da região.

ESTREIA NA TV BRASIL: 26 de junho de 2012 (terça-feira) às 17h30
Reexibição: 30/junho/2012 (sábado) às 15h30