Monteiro Lobato sempre esteve presente na infância de muitas pessoas. Seus personagens foram eternizados em livros, novelas, peças teatrais, filmes e em muitos outros lugares. O escritor elevou a imaginação para outros patamares.

Vasculhando sua vida, encontramos 5 curiosidades sobre Monteiro Lobato que talvez você não saiba:

  • Era aluno mediano na escola. Chegou a ser reprovado na disciplina de português, mas, na universidade – onde formou-se em Direito – se mostrou um aluno brilhante.
  • Desistiu da carreira de pintor no dia em que confundiu uma caixa de aquarelas com tinta óleo, “Como pretende ser pintor um imbecil que nem distingue aquarela de óleo?”, contava.
  • Os livros de Lobato fizeram muito sucesso em países como Uruguai e Argentina, para onde o escritor se mudou em 1946.
  • Escreveu um livro de ficção científica chamado O Choque das Raças, onde conta o que aconteceria se um negro fosse eleito presidente dos Estados Unidos.
  • O Sítio do Pica-Pau Amarelo realmente existe! Quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté (entre Rio e São Paulo). As visitas são gratuitas. Os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a peças baseadas nas histórias do escritor, visitar o museu em homenagem a Lobato e participar de diversas outras atividades.
Close