Conheça a série

Em sua primeira edição — fruto do convênio entre a o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ministério da Educação (MEC) e Fundação José de Paiva Netto (FJPN) — a série apresentou perfil didático e serviu como material de apoio nas salas de aula das escolas do Programa Mais Educação. Os alunos conheceram, em detalhes, os seguintes museus:

Em Minas Gerais – Museu do Oratório, Museu da Inconfidência, Museu Histórico Abílio Barreto e Museus de Artes e Ofícios.

Em São Paulo – Museu do Café, Memorial do Imigrante, Museus Paulista da USP, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Zoologia da USP.

No Rio de Janeiro – Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu da República, Museu da Maré, Museu Nacional de Belas Artes e Museu de Folclore Edison Carneiro.

A série foi ampliada. De uma iniciativa inédita de coprodução entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola – Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Fundação José de Paiva Netto (FJPN), publicada no Diário Oficial da União do dia 14/12/2010, resultou 52 documentários sobre os Museus brasileiros. Os programas transmitem conhecimento de uma maneira leve, lúdica e atrativa. Isso tudo sem abrir mão do rigor no trato das informações.

Os Museus que participam da 2ª edição:

AM: Museu da Imagem e do Som;

BA: Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu do Traje e do Têxtil;

DF: Museu da Imprensa, Museu de Valores do Banco Central; Museu Vivo da Memória Candanga;

ES: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão e Museu Histórico da Colonização Alemã;

GO: Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu das Bandeiras;

MA: Museu Casa Histórica de Alcântara, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e Museu Histórico e Artístico do Maranhão;

MG: Instituto Inhotim, Museu Regional de São João Del-Rei, Museu Casa dos Ottoni, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Ciências Morfológicas, Museu de Ciências e Técnica da UFOP, Museu do Diamante, Museu do Ouro e Museu Regional de Caeté;

PA: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e Museu Paraense Emílio Goeldi;

PE: Museu do Mamulengo e Oficina Brennand;

RJ: Museu Casa da Hera, Museu Casa de Benjamin Constant, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu Socioambiental de Itaipu, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Museu de Astronomia e Ciências e Afins, Museu Imperial, Museu Nacional da UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Naval, Museus Castro Maya;

RS: Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, Museu das Missões, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Ciências e Tecnologias PUC e Museu Julio de Castilhos;

SC: Museu Universitário Prof. Oswaldo Rodrigues e Museu Victor Meirelles;

SP: Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo.